quinta-feira, 16 de abril de 2009

Foi nesta segunda feira, dia 13/04 que ocorreu o nosso encontro pedagógico, sob a orientação da Pedagoga e especialista em Psicomotricidade, Ana Carla, que disponibiliza algumas horas do seu tempo para nos provocar uma reflexão. Este encontro ocorre desde o ano passado, em virtude da morte trágica que aconteceu dentro de nossa escola e que provocou um trauma geral em toda nossa comunidade.
O encontro aconteceu no turno da manhã e da tarde. Desta vez o tema foi "Ética e Educação". Contamos com a presença de alguns professores como: Emanuel; Irlani, Renize, Sônia, Fernando, Robson, e eu, Rosângela, além do técnico Jacó e nossa diretora Aliete.
A reflexão foi muito valiosa, devido à várias abordagens e o mais importante, a interação entre os particiantes colocando suas idéias sobre os temas, além das experiências vividas dentro da escola, relacionando com o tema Vejam algumas fotos do encontro no turno da tarde. (autora das fotos, Rosângela Pinho)

TEXTO TRABALHADO. (foi o ponta pé para a reflexão, todos tinham muito o que dizer. Valeu Carlinha!!)

"Nós somos seres passionais. Nós temos paixões. E as paixões como: o amor, a cólera, a vingança, a tristeza, a alegria, a generosidade.. Elas atuam, agem sobre nosso caráter, sobre a nssa índole. e produzem resultados terriveis. Nos colocam desorientados, na vertigem desvairados, dilacerados. Sem saber o que fazer.. A imagem que os antigos usavam para mostrar o que eram as paixões agindo sobre o nosso caráter, sobre o nosso temperamento, era a de um barquinho solto no mar durante a tempestade, e o barquinho sobe com as ondas, vai para o fundo da água, é arrastado pelos ventos pra direita, pra esquerda. Fica sem destino. Fica à deriva. E é porque as paixões fazem isso conosco que é preciso a educação do nosso temperamento, do nosso caráter. E que é a educação da nossa vontade. A nossa vontade recebendo uma formação racional nos ajuda a escolher entre o bem e o mal, entre o vicio e a virtude.

A ética, portanto, é nossa educação da vontade pela razão para a vida justa, bela e feliz. a qual nos está destinado por natureza." (Marilena Chauí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SOMOS MESMO ESPECIAIS

HOMENAGEM A MULHER

Foi no dia 10 de Março, que nossa Escola Renato P Conduru homenagiou a Mulher, pelo seu dia que este ano comemoramos oficialmente no domingo, 08/03. O ponto mais alto foi a peça teatral desenvolvida com a orientação da professora Fátima, de Portugues, e alguns alunos, explorando o tema antigo, mas também muito atual, a agressão à mulher. Foi bastante apalaudido por nossos alunos. Parabéns por este trabalho, são ações como esta que valorizam os objetivos da Escola preocupada, com a informção educativa, repassada de várias formas ao nosso alunado.

OFICINA "PORTAS ABERTAS", VENHA CONHECER E PARTICIPAR