Páginas

Barrinha MaynaBaby
Barrinha MaynaBaby

segunda-feira, 30 de março de 2009

DIALOGANDO SOCIOLOGIA - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Educar é o ato de provocar nos(as) alunos(as) a busca pelo conhecimento através de uma relação de confiança, carinho e respeito, por isso, vê-las, tão meninas, gravidas causa uma mistura de sentimentos que não sei explicar. O fato é que a escola não pode se omitir quando as jovens alunas tornam-se meninas-mães.
A gravidez na adolescência é uma constante na rotina escolar; e se acreditamos que é reflexo da desinformação, então a escola é que está desinformada?, pois informadas elas são, afinal, estão numa sociedade globalizada onde estes assuntos circulam em vários meios de comunicação. Por que, então, da gravidez prematura? Meninas inteligentes, com potencial para tornarem-se brilhantes profissionais, tem este futuro comprometido pela ruptura nos planos, gerando um filho, terão, agora outras prioridades imediatas, cuidar de seus filhos..
Porém que tipo de mães serão? Terá uma adolescente a estrutura suficiente para educar, ensinar valores, princípios morais, objetivos, regras e até perspectivas?
Lembremos “…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”
Mário Sergio Cortello

(http://video.google.com/videoplay?docid=666414306773119705)
A partir deste contexto, queremos trabalhar o tema,“A gravidez na Adolescência”, e levar nossos (as) alunos (as) a refletirem sobre:: O que leva a gravidez precoce... será....:
Falta de acesso aos preservativos? Falta de orientação familiar? Vida sexual precoce? Desinformação sobre a sua sexualidade? Falta de perspectivas para o futuro? Ausência de orientação sexual na escola?...
ou outros..?
São questionamentos que deverão ser comentados por nossos (as) alunos (as) no Blog Dialogando Sociologia a partir de Abril. . Rosângela Pinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SOMOS MESMO ESPECIAIS

HOMENAGEM A MULHER

Foi no dia 10 de Março, que nossa Escola Renato P Conduru homenagiou a Mulher, pelo seu dia que este ano comemoramos oficialmente no domingo, 08/03. O ponto mais alto foi a peça teatral desenvolvida com a orientação da professora Fátima, de Portugues, e alguns alunos, explorando o tema antigo, mas também muito atual, a agressão à mulher. Foi bastante apalaudido por nossos alunos. Parabéns por este trabalho, são ações como esta que valorizam os objetivos da Escola preocupada, com a informção educativa, repassada de várias formas ao nosso alunado.

OFICINA "PORTAS ABERTAS", VENHA CONHECER E PARTICIPAR