Páginas

Barrinha MaynaBaby
Barrinha MaynaBaby

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Foi nesta segunda feira, dia 13/04 que ocorreu o nosso encontro pedagógico, sob a orientação da Pedagoga e especialista em Psicomotricidade, Ana Carla, que disponibiliza algumas horas do seu tempo para nos provocar uma reflexão. Este encontro ocorre desde o ano passado, em virtude da morte trágica que aconteceu dentro de nossa escola e que provocou um trauma geral em toda nossa comunidade.
O encontro aconteceu no turno da manhã e da tarde. Desta vez o tema foi "Ética e Educação". Contamos com a presença de alguns professores como: Emanuel; Irlani, Renize, Sônia, Fernando, Robson, e eu, Rosângela, além do técnico Jacó e nossa diretora Aliete.
A reflexão foi muito valiosa, devido à várias abordagens e o mais importante, a interação entre os particiantes colocando suas idéias sobre os temas, além das experiências vividas dentro da escola, relacionando com o tema Vejam algumas fotos do encontro no turno da tarde. (autora das fotos, Rosângela Pinho)

TEXTO TRABALHADO. (foi o ponta pé para a reflexão, todos tinham muito o que dizer. Valeu Carlinha!!)

"Nós somos seres passionais. Nós temos paixões. E as paixões como: o amor, a cólera, a vingança, a tristeza, a alegria, a generosidade.. Elas atuam, agem sobre nosso caráter, sobre a nssa índole. e produzem resultados terriveis. Nos colocam desorientados, na vertigem desvairados, dilacerados. Sem saber o que fazer.. A imagem que os antigos usavam para mostrar o que eram as paixões agindo sobre o nosso caráter, sobre o nosso temperamento, era a de um barquinho solto no mar durante a tempestade, e o barquinho sobe com as ondas, vai para o fundo da água, é arrastado pelos ventos pra direita, pra esquerda. Fica sem destino. Fica à deriva. E é porque as paixões fazem isso conosco que é preciso a educação do nosso temperamento, do nosso caráter. E que é a educação da nossa vontade. A nossa vontade recebendo uma formação racional nos ajuda a escolher entre o bem e o mal, entre o vicio e a virtude.

A ética, portanto, é nossa educação da vontade pela razão para a vida justa, bela e feliz. a qual nos está destinado por natureza." (Marilena Chauí)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA.?

“Páscoa é dizer “sim” ao amor e a vida.
É investir na fraternidade,
é lutar por um mundo melhor.
É vivenciar a solidariedade.”
(autor desconhecido)

FELIZ PÁSCOA A TODOS NÓS. A DIREÇÃO, VICES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS EM GERAL E AOS NOSSOS ALUNOS DA GRANDE COMUNIDADE RENATO CONDURU E A VOCÊ VISITANTE.
VAMOS ACREDITAR, A PAZ É POSSIVEL SIM.

Assista o video,(clic na setinha). Espero que gostem e que possam refletir, este é um bom momento.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Renato e o Meio Ambiente


No dia 31 de março, deu-se incio no Renato Conduru algumas ações que fazem parte do projeto do professor de Biologia, Júnior, onde viza revitalizar, principalmente a área verda de Escola. vão ocorrer várias ações durante o ano de 2009, na tentativa de trabalhar e valorizar o meio ambiente de nossa escola.
No primeiro momento, tiramos fotos para, no fim do ano, quando o projeto já estiver bem avançado, possamos comparar o ANTES e o DEPOIS, visto que as ações tem como meta provocar uma revitalização de nosso ambiente. Para inicio, já lançamos a primeira semente do projeto, com apresentação e reflexão de nossos alunos sobre a preocupação que devemos ter, com nosso habitat. Vamos lá, comunidade Renatista, só depende de nós. Participem!!!!!

segunda-feira, 30 de março de 2009

DIALOGANDO SOCIOLOGIA - GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA


Educar é o ato de provocar nos(as) alunos(as) a busca pelo conhecimento através de uma relação de confiança, carinho e respeito, por isso, vê-las, tão meninas, gravidas causa uma mistura de sentimentos que não sei explicar. O fato é que a escola não pode se omitir quando as jovens alunas tornam-se meninas-mães.
A gravidez na adolescência é uma constante na rotina escolar; e se acreditamos que é reflexo da desinformação, então a escola é que está desinformada?, pois informadas elas são, afinal, estão numa sociedade globalizada onde estes assuntos circulam em vários meios de comunicação. Por que, então, da gravidez prematura? Meninas inteligentes, com potencial para tornarem-se brilhantes profissionais, tem este futuro comprometido pela ruptura nos planos, gerando um filho, terão, agora outras prioridades imediatas, cuidar de seus filhos..
Porém que tipo de mães serão? Terá uma adolescente a estrutura suficiente para educar, ensinar valores, princípios morais, objetivos, regras e até perspectivas?
Lembremos “…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”
Mário Sergio Cortello

(http://video.google.com/videoplay?docid=666414306773119705)
A partir deste contexto, queremos trabalhar o tema,“A gravidez na Adolescência”, e levar nossos (as) alunos (as) a refletirem sobre:: O que leva a gravidez precoce... será....:
Falta de acesso aos preservativos? Falta de orientação familiar? Vida sexual precoce? Desinformação sobre a sua sexualidade? Falta de perspectivas para o futuro? Ausência de orientação sexual na escola?...
ou outros..?
São questionamentos que deverão ser comentados por nossos (as) alunos (as) no Blog Dialogando Sociologia a partir de Abril. . Rosângela Pinho

sábado, 21 de março de 2009

BLOG PEDAGÓGICO - DIALOGANDO SOCIOLOGIA

Depois de algumas pesquisas e estudo sobre Blogs Pedagógicos, resolvi colocar em prática esta ideia, a de um Blog para trabalhar/dialogando com meus alunos do Ensino Médio. A principio, o tema se resume a própria Disciplina Sociologia. Interessa o olhar do aluno por esta Disciplina e sua aceitação, em seguida, vários outros temas serão contemplados. Se quiserem participar sugerindo alguns temas, vamos gostar, quem sabe adotaremos, mas antes, verifique se já não estão incluídos no projeto a seguir. Espero que nossos alunos sintam-se motivados a contribuir, pois muitas das vezes, 45min, torna-se pouco para estabelecermos certos debates, assim, resolvi estender, para além de sala de aula, objetivando sempre, saber como nossos alunos compreendem o mundo que os cercam, através do blog.
Vale ressaltar que, nas Escolas cujo o projeto será destinado, ainda estamos aguardando a Sala de Informática, mas acredito que, temos que cemeçar a criar mecanismos para atingir nosso alunado e dá uma outra visão da internet, até então vista unicamente, por alguns, somente como ambientes de bate-papo, como orkut, etc.
Algum tempo atrás, participei de uma experiência com professores de sala de informática, que se queixam a não participação dos professores neste local, quando foi perguntado se eles costumavam levar seus alunos a sala e trabalhar com a ferramenta disponivel nos programas oferecido pelo Linux ou com a propria internet, disseram que não. Acredito que temos que dá o exemplo, para, quem sabe, sermos seguidos.
Espero com esta iniciativa dar os primeiros passos, na escola onde estou lotada, pois não ouvi comentário de que alguem estivesse desenvolvendo algum trabalho neste sentido. Já estou colhendo alguns fruto, timidos ainda, mas com tempo, aos poucos, chegaremos lá. "Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler nem escrever, mas sim, aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender" (Alvin Toffler)
Alunos, Participem!! Visitem nosso blog
Dialogando Sociologia, foi feito para voces.
Projeto Blog Pedagógico.

segunda-feira, 16 de março de 2009

TRABALHO DE COOPERAÇÃO

Queremos levar nossos agradecimentos a Ana Carla Sampaio, nossa Pedagoga, especialista em Psicomotricidade, e a Psicologa Cristina Joana Monteiro, especialista em Saúde do Trabalhador, desde o ato de violência que infelizmente ocorreu em nossa Escola, no ano de 2008, e que prestam um serviço de colaboração voluntaria, com sua participação, podemos contar com momentos de reflexão e ajuda. Um trabalho voluntário, que, infelizmente, não tem a participação de todos professores, pois, alguns não consideram importantes estes momentos de diálogo que temos tido com ela.
Na quarta-feira, dia 11 de março ocorreu este momento, com os professores do turno da noite, somente 5 professores e nossa técnica estiveram presentes. Foi muito proveitoso pois além de uma excelente dinâmica que realizamos, debatemos e refletimos sobre o nosso papel enquanto educador e a relação professor x alunos. Fica aqui, nossas lamentações para aqueles que se furtaram deste momento, que além de ser um trabalho voluntário da Ana Carla, que se dispos a vir a noite, ter esta conversa conosco, não nos abandonou deste de o fatigo acontecimento. Valeu Ana Carla Sampaio, é de pessoas como voce que o mundo está precisando.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

É Carnaval

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais
atrações desta cidade durante o carnaval.
alfabeto amigo (e mais que isto)
ACEITA VOCÊ COMO VOCÊ É
BOTA FÉ EM VOCÊ
CHAMA-O AO TELEFONE SÓ PRA DIZER "OI"
DÁ-LHE AMOR INCONDICIONAL
ENSINA-LHE O QUE SABE DE BOM
FAZ-LHE FAVORES QUE OUTROS NÃO FARIAM
GRAVA NA MEMÓRIA BONS MOMENTOS PASSADOS COM VOCÊ
HUMOR NÃO LHE FALTA PARA FAZER VOCÊ SORRIR
INTERPRETA COM BONDADE TUDO O QUE VOCÊ DIZ
JAMAIS O JULGA ESTEJA VOCÊ CERTO OU ERRADO
LIVRA-O DA SOLIDÃO
MANDA-LHE PENSAMENTOS DE TERNURA E GRATIDÃO
NUNCA O DEIXA EM ABANDONO
OFERECE AJUDA QUANDO VÊ SUA NECESSIDADE
PERDOA E COMPREENDE SUAS FALHAS HUMANAS
QUER VÊ-LO SEMPRE FELIZ
RI COM VOCÊ E CHORA QUANDO VOCÊ CHORA
SEMPRE SE FAZ PRESENTE NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO
TOMA SUAS DORES E EVITA QUE O MALTRATEM
UM SORRISO SEU BASTA PARA FAZÊ-LO SORRIR
VENCE O INIMIGO INVENCÍVEL JUNTO COM VOCÊ
XINGA E BRIGA POR VOCÊ
ZELA, ENFIM, PELA JÓIA QUE VOCÊ LHE REPRESENTA

Alguns de Nossos Funcionários

Clik na seta para assistir o slide, e conhecer alguns de nossos funcionários.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Oficina de Portas Abertas

Participe da nossa Oficina de Portas Abertas. clik e veja os cursos que oferecemos, e venha participar. Estamos esperando por você.

Oficina de Portas Abertas, conheça este Projeto e participe. Foi feito para voce.

Clik na seta e assista.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

REGIMENTO ESCOLAR - ALUNO

Caso queira deixar alguma contribuição, idéia, critica ou alteração clique COMENTÁRIO e faça.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barrinha MaynaBaby


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL DE ENS.FUND. E MÉDIO RENATO PINHEIRO CONDURU

REGIME DISCIPLINAR 2009

O regime disciplinar tem a finalidade de aprimorar o ensino ministrado, a formação do (a) aluno(a), o bom funcionamento dos trabalhos escolares, o respeito às leis e normas vigentes. O regimento disciplinar é decorrente das disposições legais aplicáveis em cada caso:
1- Advertência verbal individual ou em grupo;
2- Suspensão temporária de participação do(a) aluno(a) em todas as atividades escolares o respeito às leis e normas vigentes;
3- Transferência;
4- Cancelamento de matricula com exclusão da escola.

NORMA E PROCEDIMENTOS INTERNOS SÃO DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS
1- Respeitar a hierarquia e as diretrizes da escola;
2- Comparecer pontual e assiduamente as aulas, provas e seção de educação física, assim como a entrega de trabalhos;
3- Apresentar-se devidamente uniformizado: Calça Jeans azul e a camisa padrão da escola;
4- Respeitar os(as) colegas. Funcionários (as), professores (as), técnicos e direção da escola;
5- Colaborar com a direção na conservação do prédio do mobiliário e de todo o material de uso coletivo.

Aos alunos e expressamente proibido, sob pena de sofrer penalidades no regime unificado das escolas públicas:
1- O uso de qualquer tipo de camisa por baixo da blusa do uniforme escolar;
2- Trazer bonés, revistas, aparelhos sonoros eletrônicos, instrumentos musicais, sob pena de serem retidos para devolução unicamente aos pais ou responsáveis quando menor de idade;
3- Portar material e utensílios que represente perigo para sua saúde, segurança e integridade física ou outrem;
4- Não será permitido o ingresso na escola. De toda e qualquer pessoa com trajes incompatíveis com o ambiente escolar ou que descaracterize o uniforme escolar (ex Shorts, mini-blusas, minissaias, chinelos e camisetas).
5- Consumir, portar, receber, ou entregar à terceiros substâncias entorpecentes ou outras que determine a dependência física ou psíquicas;
6- Iniciar ou insuflar colegas a desordem no interior o no entorno da escola;
7- Rasurar ou adulterar qualquer documento escolar;
8- Sair de sala sem autorização do professor e da escola sem autorização da direção;
9- Desacatar professor e servidores da escola.

A PRESENÇA DOS PAIS NA ESCOLA.

1- Durante o ano letivo, a direção, a orientação educacional ou a supervisão escolar poderão convidar os responsáveis a comparecer à escola. Esse convite fará parte do processo de aprendizagem e integração aluno (a) família, escola:
2- Independente de qualquer convite, os responsáveis poderão vir a escola e consultar os orientadores ou com a diretora para obter informações sobre o comportamento do(a) aluno(a) na escola.
3- O aluno terá que obter durante o ano 75% de freqüência caso contrário ele é considerado desistente.

Art. 92- Será obrigatório a freqüência dos alunos em todas as atividades escolares. Haverá tolerância de 15 minutos para o aluno adentrar na escola, após a tolerância o portão será fechado e só abrirá no início do 2º horário.

Dependência de estudos: O aluno não poderá de maneira nenhuma abandonar a dependência, se for preciso desistir, que o mesmo desista da série regular e não da dependência, se isso acontecer o mesmo ficará retido no final do ano.
Cancelamento: o aluno só poderá cancelar sua matrícula após a 2ª avaliação, ou ate 30 de setembro.
Transferência: O aluno para solicitar sua transferência terá que ser cursado até a 2ª avaliação não poderá transferir durante qualquer avaliação e não poderá transferir-se após a terceira avaliação.
Rendimento Escolar: O aluno que cursar a te a segunda avaliação e parar é considerado DESISTENTE. Se ele cursar até a terceira avaliação e desistir será considerado REPROVADO. O aluno que for aprovado em todas as disciplinas será considerado APROVADO. Se não obtiver aprovação em uma ou duas disciplinas será considerado PROMOVIDO (ou seja, ele terá que cursa estudos de dependência no ano seguinte). Se o mesmo não obtiver aprovação em três disciplinas ou não ter cursado a dependência de estudos ele será considerado RETIDO.
Somente o responsável poderá tratar de qualquer assunto referente a alunos menores de 18 anos. (requerimento, transferência, cancelamento de matricula etc.).
· Conforme o Regimento Escolar das Escolas Públicas Estaduais da Educação Básica, em seu artigo 122 § 2º.
1- È permitido ao aluno realizar estudos de recuperação em todas as disciplinas no primeiro semestre e no
máximo em quatro no segundo semestre.

HORÁRIO DOS TURNOS
1º Turno- 07:30 ás 12:15h.
3º Turno- 13:30 às 18:15h.
4º Turno- 19:00 ás 22:30h.

OBS. Haverá tolerância de 15 minutos para entrada do aluno a escola. Os atrasos sistemáticos não serão aceitos. O aluno que não estiver em sala de aula quando o professor chegar, só poderá assistir a próxima aula do professor.


CULMINÂNCIA DA AVALIAÇÃO

Como o (a) aluno (a) será avaliado (a).

a) Para avaliação das atividades escolares não haverá CALENDÁRIO ESPECIFICO para a primeira e terceira avaliações, porém será Montado um CALENDÁRIO ESÉCÍFICO para segunda e quarta avaliações.
b) O aluno que faltar a prova de primeira chamada só poderá realizar a segunda chamada mediante apresenta-
ção de atestado médico, em tempo hábil (48h). .
c) Será montado um calendário para entrega de notas e faltas dos alunos no SOESE.
d) O simulado é parte integrante da avaliação, por isso o aluno terá q ue justificar sua falta com atestado
médico, em tempo hábil (48h). Assim como qualquer atividade avaliativa perdida deverá ser utilizado o mesmo procedimento.
e) As alunos serão avaliados continuamente pelo professor através de processo quantitativo e qualitativo.

SÃO DIREITOS E DEVERES DOS (DAS) PROFESSORES (AS) E FUNCIONÁRIOS (AS)

· .Estar presente no local de trabalho no horário estabelecido pela escola;
· Justificar faltas de ate três (03) dias mediante atestado médico, acima disso somente com perícia médica;
· Acompanhar familiares em tratamento médico mediante atestado expedido pelo médico, onde serão respeitados os dias determinados pelo profissional;
· No dia do seu aniversário o (a) professor (a) ou funcionário (a) será liberado.
· Participar de cursos, fóruns e seminários promovidos pela SEDUC.
· Participar de cursos desse que não prejudique o horário de aula, caso contrário fazer reposição dos sábados. Cumprindo integralmente o horário trazendo cópia do certificado para comprovação.
· Motivos amparados por lei serão cumpridos.
· As faltas serão justificadas pela direção, vice-direção e corpo técnico;
· As faltas não justificadas poderão ser respostas aos sábados.
· As cadernetas devem ser entregues no SOESE para que sejam visadas ao final de cada bimestre.
· Serão distribuídas fichas para entrega de notas e faltas dos alunos.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

SOMOS MESMO ESPECIAIS

HOMENAGEM A MULHER

Foi no dia 10 de Março, que nossa Escola Renato P Conduru homenagiou a Mulher, pelo seu dia que este ano comemoramos oficialmente no domingo, 08/03. O ponto mais alto foi a peça teatral desenvolvida com a orientação da professora Fátima, de Portugues, e alguns alunos, explorando o tema antigo, mas também muito atual, a agressão à mulher. Foi bastante apalaudido por nossos alunos. Parabéns por este trabalho, são ações como esta que valorizam os objetivos da Escola preocupada, com a informção educativa, repassada de várias formas ao nosso alunado.

OFICINA "PORTAS ABERTAS", VENHA CONHECER E PARTICIPAR